top of page
  • Foto do escritorIsabel Árias

RH. Inovar e se reinventar é para ontem, não estava na sua agenda Google?

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Essa é uma questão filosófico-científica sem resposta, e a provocação é bem pertinente. Só sei que vivemos um tempo de máxima urgência, onde tudo se sobrepõe e as respostas, cada vez mais, precisam ser rápidas, assertivas e disruptivas.


Nesse cenário, flexibilidade, resiliência e empatia - habilidades, não por acaso, totalmente humanas, são minha moeda para me manter viva e contribuir para a subsistência humana.

São essas mesmas habilidades que denotam minha capacidade de me reinventar e inovar por dentro de mim para conseguir resolver ou ajudar na solução dos desafios da vida. O autoconhecimento gera valor no que faço para fora de mim: meu trabalho e minhas escolhas pessoais.


Sinto-me igual aos crustáceos, mudando de pele várias vezes, enquanto aprendo, cresço e evoluo.


Nestes mais de 40 anos de profissão descobri que a busca por inovação é de nascença em mim e a reinvenção, questão de sobrevivência. Escolhi trabalhar com a psicologia organizacional por acreditar que era possível ter mais resultados com mais pessoas

impactadas por atitudes psicológicas, de reflexão e de mudança.


É desta forma que povos nômades agem quando um território já não atende às suas necessidades, eles mudam! E assim volto para o mais primitivo em mim, a reflexão da minha dimensão humana e do meu trabalho. Meu encanto com a psicologia era a possibilidade de trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo. Grupos de trabalhos. Pertencimento. Por isso apostei na psicologia organizacional desde o início.


Com o tempo, há uns 12 anos, me voltei para o trabalho também individualizado, com a Terapia de Carreira. Sou terapeuta de empresas e de pessoas.

Com a pandemia, vi a reinvenção acontecendo em todas as pessoas do meu contato. E como tudo se tornou urgente! Foi um susto.


Já era premissa antes, mas, o dia a dia, as relações e os limites, e até mesmo minhas preocupações atuais me trazem um novo senso de urgência. Chega a ser uma angústia, porque não tem descanso.


Saúde mental e física são meus desafios e, ao mesmo tempo, requisitos fundamentais para seguir em frente. Aposto nas terapias quânticas, no médico da cabeça, agora indo também para o personal e apostando na ajuda que o outro traz para mim. Sou responsável por me manter em movimento na vida e não vejo outra saída: - se não mudar o jeito de fazer meu trabalho, fazer novas empatias, buscar novos conhecimentos de adaptação ao normal de hoje, morro.


Cada dia tem sido um novo ciclo, sem nenhuma certeza ou oportunidade de pensar a longo prazo. Aliás, se existe uma certeza é a de que estou aprendendo, desaprendendo e reaprendendo todos os dias comigo e com os outros, nestes tempos sem futuro, parafraseando com o curto prazo que o Covid me trouxe.

Mas os sonhos estão além destas dimensões do confinamento. São atemporais e, para conquistá-los, se faz necessário percorrer o caminho de dentro para fora. Uma jornada interior. Nas dimensões pessoais e profissionais. Os sonhos são do futuro.


Você pode me perguntar:

-Mas, afinal, o que é esse reinventar-se


Para mim é ressignificar propósitos de vida todos os dias, todos os momentos. Mudar dentro para refletir fora. Pode parecer piegas, mas vivo um morrer e renascer a cada dia, sempre desejando o melhor para mim, para o outro, para a empresa e para todos. Vivo meus dias assim. Adaptando-me para me sentir viva e integrada.


Reinventar-me, para mudar, é estudar tendências. Me comunicar com as novas vontades e necessidades do outro para conduzir uma tomada de decisão mais assertiva e que contemple a tecnologia.


Uso meus estudos, os meios de informação, meu senso crítico e meu espírito colaborativo e livre para enxergar potencialidades nas dificuldades, tentar antever oportunidades e transformá-las em negócios que agreguem valor à vida das pessoas, e que também paguem minhas contas.


Reinventar-me é construir novas alternativas e levá-las à frente com paixão e verdade. Para mim não é fácil, mas não tenho escolha. Mudo para viver.


Penso que reinventar-me e é apostar na condução de projetos inovadores, colaborativos. É escutar dentro de mim meus desejos e alegrias com o trabalho. E ter disposição para construir, testar e aprender constantemente. Eu gosto de ser desafiada, trabalhar sem ter medo de errar, aprender e não tenho preguiça de recomeçar.


Todos nós temos essas habilidades. Aliás, somos todos essencialmente assim. O que acontece comigo é que, muitas vezes, me fecho por acomodação ou medo do novo e é na direção oposta que fico a navegar. 

E você também pode me perguntar:

-E sobre inovação na sua área de atuação?

Nenhum de nós vai reinventar a roda sozinho, precisamos caminhar lado a lado, e o RH dos Recursos Humanos precisa morrer para dar espaço ao RH da Riqueza Humana, do Diálogo e da Comunicação Não Violenta. Lembrando ainda que o RH é uma pessoa, além de uma posição.

Inovar em RH é gerar empatia entre a empresa e o trabalhador. É estudar novas abordagens e aplicá-las, criando conexões de verdade, com acolhimento e respeito. E, como o RH vem de um histórico de muita opressão e controle, inovar é acreditar e confiar no profissional, correr riscos.

É traduzir a riqueza humana para os donos e líderes das empresas. Acalmá-los e levar segurança quanto ao desenvolvimento dos profissionais, ajudando-os a serem resilientes diante dos desafios.


Inovar em RH é criar valor e futuro. Ter atitudes amáveis, conhecer os clientes, os projetos, o marketing, os trabalhadores. É ter certeza que os processos contemplam etapas de aprendizagem e valorização. É responsabilizar-se pelo SAC, porque é lá que moram as possibilidades de crescimento para os profissionais e para a empresa. É considerar a vulnerabilidade e trabalhar com a "humanidade aumentada", compreendendo as dimensões física, mental e espiritual em todos.


No centro do meu trabalho está, há anos e anos, esse “chamado para a carreira”, minha e dos profissionais e empresas que atendo. E ainda há muito o que aprender! E quer saber? Acho ótimo! Sinal de que estamos cada vez mais humanos, cada vez mais tentando inovar e nos reinventar. E acredito com todas as forças que é dessa forma que nos diferenciamos e nos destacamos como profissionais e empresas, e mais, muito mais, para nós mesmos.


Espero que você esteja bem e motivado para a viagem que convido você a fazer comigo.


Desejo que se lance nessa deliciosa jornada em busca de significado para o RH, valor e relevância para nossas marcas pessoais, produtos, serviços e empresas como um todo.

Ser feliz é ganhar dinheiro suficiente para uma vida confortável, com o trabalho. Este é meu negócio.


E o seu negócio, qual é?

Me conta. Me escreve. Vamos conversar?

Mantenha-se aquecido, em segurança e otimista. E conte comigo!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page