top of page
  • Foto do escritorIsabel Árias

Você e seu trabalho: como vai esta relação?

Atualizado: 3 de set. de 2020





Resolvi escrever sobre este tema mais uma vez pois sinto, no dia a dia, a angústia das pessoas em relação às suas carreiras. Já vínhamos em um processo de transformação no trabalho, com profissionais cada vez mais assumindo posturas inovadoras e protagonistas, e empresas repensando estruturas hierárquicas, apostando em responsabilidade e confiança, em detrimento do controle do "chefe".

Considero este cenário bastante positivo, pois permite que sejamos mais autênticos, engajados, colaborativos e, claro, mais felizes. Sim, felicidade com o trabalho é fundamental.

Mas sabem o que venho notando na terapia? Que a pandemia, por mais dolorida que seja, escancarou que a relação que estabelecemos com o trabalho precisa mudar! Não que a gente não soubesse que modelos altamente competitivos e até abusivos já não satisfazem, mas, depois desse medo avassalador de contrair a Covid-19 e perder a vida, entendemos que precisamos criar uma nova consciência em relação ao trabalho.

O trabalho é nossa fonte de saúde mental e realização pessoal e, além do dinheiro, precisa trazer prazer, orgulho pessoal, cidadania, bons vínculos e, claro, felicidade. Ouço as pessoas dizerem na terapia que, se não for assim, vão empreender, abrir uma MEI, se juntar em sociedade com alguém, formar um grupo colaborativo, enfim, vão se virar pra outros lados!

E é isso mesmo, gente. Temos que ter essa consciência do quanto a relação com o trabalho vale para nós! E não porque estamos valendo menos, mas porque podemos trabalhar por menos e reconstruir o significado de prazer com o nosso trabalho.

Valemos ouro como profissionais, que ninguém tenha dúvida disso! E o mercado precisa de nós e voltará a contratar. Por qual valor? Pelo valor da "felicidade", e esse pode ser ditado por nós.

Você deve estar se perguntando: "mas como ter uma carreira bem-sucedida assim?

Em primeiro lugar, posso dizer com certeza: você será mais feliz fazendo o que ama, estando em paz e tendo boas parcerias. E digo mais: realizando seu trabalho com ética e muita vontade, você terá mais satisfação e resultados.

Eu sei que não é fácil, mas é possível!

E vale ressaltar a necessidade de profissionais para a área de educação. É preciso generosidade para entregar/ensinar o que temos dentro de nós.





Eu desenvolvo um trabalho que pode ajudar você a fazer essa viagem de empatia no seu desejo, e construir, com meu mentoring, a persona real que você deseja ser para ser feliz no trabalho.






O trabalho pode ser feito de algumas maneiras:

Terapia de carreira

Processo com 10 encontros, divididos entre autoconhecimento e planejamento estratégico. Aqui, juntos, buscamos identificar um trabalho com propósito e um "ressignificar" para mais felicidade no trabalho.

Quadro de forças e de melhorias, enxoval para busca do trabalho desejado ou situação específica, indicação de leituras, filmes, exposições de arte e até idas à Casa do Saber são algumas das metodologias.

Em geral, o resultado é um posicionamento mais claro e confortável sobre a sua carreira.

Valor: é combinado em nosso primeiro encontro, onde analisamos, juntos, se temos empatia e se minha metodologia pode realmente contribuir com suas necessidades e anseios.

Terapia de carreira - reposicionamento no mercado profissional

Engloba 6 encontros para análise de skills e desejo profissional. Construímos, juntos, a clareza do desafio que você está em busca. Falamos sobre seu enxoval de apresentação (self brand), seu posicionamento nas redes sociais, fazemos treinamentos/diálogos para simular entrevistas de trabalho ou focamos na busca por mudanças no seu trabalho atual.

Valor: também combinado em conjunto pessoalmente.

Mentoria em 3 passos

Engloba 3 encontros para análise de cenários, posicionamento profissional, enxoval e postura em entrevistas. Bem focado em questões pontuais que lhe causam insegurança.

Valor: também avaliado pessoalmente.

E sempre é possível customizar de acordo com a necessidade de cada um. O desejo é empoderar as pessoas para que possam buscar em jeito de trabalhar mais felizes, contribuindo, assim, com um mundo mais feliz.

Hoje, aos 64 anos, sinto-me mais do que nunca motivada para o novo! E o novo que enxergo é essa ressignificação de nós mesmos. Descobrir mais humanidade em nós e nos outros, reconexão verdadeira com as pessoas - isso engloba entender a dor e as necessidades dos clientes que atendemos, crescimento como profissionais - com atitude e presença de líderes, que assume responsabilidades e compromissos.

A verdade é o caminho mais certo e a certeza de um mundo melhor. E essa verdade, quando a encontrarmos, nos tornará mais felizes em nossas carreiras.

Mantenha-se em segurança e motivado. E conte comigo!

Sou Isabel Arias, terapeuta de carreira há 12 anos, com mais de 30 anos de trabalhos prestados para o RH - Riqueza Humana, em importantes empresas e agências de publicidade. Pioneira na abordagem de Terapia de Carreira, desenvolvi minha metodologia inspirada por aulas na Harvard, MIT, ESPM e GV.



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page